Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Cosméticos Alternativos ou naturais

Atualizado: 21 de Ago de 2019


"Não passe na pele o que você não comeria." Você já ouviu essa frase antes? Pois é, quem é adepta(o) das receitas caseiras para preparar seus produtos de beleza costuma levar essa recomendação bem a sério. Ela pode parecer radical, mas tem muito fundamento. A pele é o maior órgão do corpo humano e tem uma alta capacidade de absorção. Então, o que estamos colocando na pele, estamos literalmente colocando pra dentro do nosso corpo. Mas a busca por cosméticos alternativos vai a além da preocupação com a saúde individual. A indústria dos cosméticos utiliza compostos que podem fazer mal a nossa saúde, mas também à saúde do planeta. Além disso, muitos produtos são testados em animais ou levam ingredientes de origem animal e quem defende a causa animal também está atenta(o) a esses aspectos. Nós ainda podemos dizer que o mercado de cosméticos é um dos que mais movimentam a economia no mundo todo, mesmo em tempos de crise, e que a propaganda nesse mercado em geral divulga um único padrão de beleza e costuma ser bastante machista. Pois é, motivos não faltam pra gente considerar que este tema tem tudo a ver com sustentabilidade. Então, atendendo a pedidos, vamos apresentar algumas informações úteis para quem está buscando novas maneiras de se relacionar com a própria saúde e beleza e com o planeta como um todo.


#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Imagem com frase. No centro da imagem há uma tarja vermelha, e no canto esquerdo dela, há uma foto circular de um abacate cortado ao meio. Ao lado direito da foto, em letras pretas está escrito cosméticos sustentáveis. Fundo poá (ou com bolinhas) em tons de amarelo.

Entre os compostos químicos que prejudicam a saúde e poluem o ambiente, podemos citar os parabenos que são usados como conservantes nos cosméticos e podem causar alterações hormonais em humanos e em outros animais. Também existem indícios de causarem outros problemas de saúde, como o câncer. Os sulfatos, presentes nos shampoos, podem causar irritações. Os derivados de petróleo também estão nessa lista, assim como os agrotóxicos que podem estar presentes na matéria prima, por estarem associados ao câncer. Isso sem falar nas microesferas de plástico - aquelas bolinhas dos esfoliantes convencionais - que chegam aos oceanos e contaminam os peixes e outros animais que confundem as bolinhas com alimento. Enfim, a lista é grande, mas a boa notícia é que essa informação está cada vez mais difundida graças à nossa querida internet! Por isso, já existem muitas pessoas e coletivos usando e divulgando as alternativas possíveis! Vamos indicar algumas delas, mas sugerimos fortemente que você faça a sua própria pesquisa.


ALGUMAS ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA OS COSMÉTICOS 1- Repensar e diminuir o uso de qualquer cosmético. Cada pessoa possui uma referência sobre o que é ou não necessário, dependendo da sua rotina e também da sua vontade. Mas mesmo considerando a individualidade de cada pessoa, a chance de você comprar mais cosméticos do que precisa é grande. Isso sem contar aqueles que ficam esquecidos e passam do prazo de validade. 2- Comprar cosméticos de marcas mais sustentáveis. Já existem muitas marcas no mercado que se preocupam em priorizar matérias primas naturais, orgânicas e provenientes de cadeias produtivas justas. Grande parte vende pela internet, mas algumas também podem ser encontradas em perfumarias. Fizemos uma pequena lista apenas para te inspirar a procurar outras! Assim como nos produtos de limpeza, você pode priorizar a compra de marcas que não realizam testes em animais. Para acessar uma lista atualizada, vá para o site da PEA - Projeto Esperança Animal. 3- Comprar cosméticos artesanais, direto de quem faz. Existem por aí novos pequenos negócios de cosméticos naturais e artesanais feitos com todo o cuidado e carinho. Procure nos bazares alternativos da sua região e também pela internet. 4- Fazer seus próprios cosméticos em casa. Sabe a receitinha de hidratação do cabelo da vovó? Pois é, é super possível cuidar da beleza com receitas caseiras. Dá um trabalhinho, mas você tem total controle sobre o que está usando. Além disso, você se conecta com esse resgate das receitas de família e pode também aprender coisas novas pesquisando ou participando de cursos e oficinas.

Se você está querendo buscar essas alternativas, não precisa jogar tudo o que já tem fora. Você pode ir fazendo a mudanças aos poucos, com um produto de cada vez. Assim o processo fica mais leve e tem mais chances de ser duradouro.

Algumas marcas de cosméticos sustentáveis Ikove - Cosméticos orgânicos http://www.ikove.com.br/ Multivegetal - Fitocosméticos http://www.multivegetal.com/ Weleda - Cosméticos naturais http://www.weleda.com.br/ Feito Brasil - Cosméticos artesanais https://feitobrasilcosmeticos.com.br/ Lola Cosmetics - Cosméticos veganos e próprios para no/low poo http://www.lola.ind.br/

Sites com receitas caseiras e outras informações interessantes A Naturalissima Site sobre beleza, saúde e estilo de vida conscientes com muitas dicas de produtos, receitas caseiras e artigos consistentes sobre vários temas relacionados. http://anaturalissima.com.br/ E-clycle Site sobre consumo e descarte de resíduos de forma sustentável. Tem vários artigos interessantes explicando os problemas causados por cada composto químico e possibilidades de evitá-los. Também tem receitas caseiras. Procure por cosméticos na busca. http://www.ecycle.com.br/ Meu cabelo natural Loja de produtos no poo/low poo - movimento que defende a diminuição do uso de certos compostos químicos nos cabelos. Possui informações sobre essa proposta e tem muitos produtos a venda. http://www.meucabelonatural.com.br/ Skin Deep App (em inglês) Aplicativo com informações sobre os riscos de usar cada produto baseados em sua composição. Com várias marcas conhecidas. http://www.ewg.org/skindeep/app/



Se você quiser compartilhar as suas receitas e/ou pensamentos sobre os cosméticos sustentáveis, é só escrever pra gente, comentar aqui no blog ou no facebook! :-) Vai ser ótimo trocar ideia com você!