• Mayla Valenti

Educação ambiental, cultura e sorvete!

Atualizado: 21 de Ago de 2019


Saiu mais um episódio da Rádio Fubá! Para quem ainda não sabe a Radio Fubá é um posdcast criado para inspirar pessoas que queiram trabalhar com educação ambiental. Nós queremos contar histórias de pessoas que se sentem realizadas trabalhando na área e mostrar caminhos possíveis para quem está nessa busca. No segundo episódio a Mayla Valenti entrevistou o Rogério Wong, que se auto intitula um pedagogo feliz. Ela e ele trabalharam juntos no SESC Bertioga e o papo está super bem humorado e inspirador. O Rogério contou sobre o seu dia a dia como educador ambiental no SESC, uma instituição privada sem fins lucrativos. Ele também analisou as potencialidades e os desafios desse trabalho. Nós que trabalhamos com educação ambiental às vezes nos questionamos sobre os resultados que podemos alcançar e o Rogério é a prova viva de que nós geramos sim transformação! Isso porque ele foi público de um projeto de educação ambiental com jovens em Santos quando tinha 15 anos e essa participação foi fundamental para a sua escolha de atuar na área. No final da entrevista o Rogério chamou a nossa atenção sobre as influências do que a gente lê, ouve e assiste (ou não!) no nosso trabalho como educadoras(es). Sabe, igual coisa de artista que tem as suas influências, as suas referências? Pois é, as atividades culturais que a gente participa podem trazer um grande impacto positivo para a nossa atuação. E essa é a nossa proposta para você nesta semana: analisar como tem sido a sua "vida cultural". Será que dá pra incluir mais cultura e arte na sua vida? Como você pode começar? Que tal escolher um passeio cultural para esse próximo fim de semana? Ou quem sabe hoje mesmo? :-) Com vocês, o segundo episódio da Rádio Fubá com o pedagogo feliz Rogério Wong!


#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Logo da Rádio Fubá. Desenho em amarelo de um microfone retrô. Do lado direito ao microfone, em letras amarelas, está escrito Rádio Fubá. O fundo é preto.

(Clique para ouvir)


OFICINA AMBIENTAL CRIATIVA SORVETE NATURAL

Em abril de 2016 realizamos a oficina de Sorvete Natural no SESC Consolação. Ficamos muito felizes em ver muita gente interessada em ter uma alimentação mais saudável e em experimentar algo novo, mais nutritivo e natural.


#PraCegoVer #PraTodosVerem Audiodescrição resumida: Montagem de três fotos da oficina de sorvetes naturais. Há duas fotos com pratos e potes brancos com carambolas e goiabas cortadas. Na terceira foto há pessoas perto de uma mesa.

E pra não deixar você na vontade, vamos compartilhar as receitas que fizemos por lá: As receitas são super simples e as quantidades são ao melhor estilo da cozinha criativa: a gosto e a olho. Vamos deixar indicado apenas como sugestão. Esse é um jeito ótimo de aproveitar as frutas que estão muito maduras! Você pode se inspirar e inventar as suas próprias receitas! Se fizer isso, lembre-se de compartilhar com a gente! :-) Sorvete de manga com leite de coco caseiro Para o leite de coco caseiro: Abrir e retirar a polpa de um coco seco (não sabe abrir coco? pergunta pro Google que ele ensina!!!). Bater no liquidificador os pedaços de coco com água morna na proporção de 1 parte de coco para 5 partes de água. Coar com a ajuda de uma peneira ou pano. O líquido que escorre é o leite de coco e o que sobra na peneira ou pano é a farinha de coco que pode ser aproveitada em bolos, farofa e para colocar em cima do sorvete! Para o sorvete: Descascar e picar uma manga grande madura e congelar por pelo menos 2 horas. Tirar do congelador e esperar alguns minutos até que você consiga transferir a manga para um processador com a ajuda de uma colher. Mas atenção! A manga ainda precisa estar congelada. Bater a manga no processador com 4 colheres de leite de coco caseiro até ficar cremoso. Servir em seguida. Rende 2 porções generosas, ou 4 porções comedidas! :-) Sorvete de banana Descascar e picar 6 bananas maduras e congelar por pelo menos 2 horas. Bater as bananas no processador até ficarem cremosas. Você vai notar que elas até mudam de cor. É possível também usar o liquidificador, ou mixer, mas vai dar mais trabalho para deixar o sorvete uniforme. O sorvete de banana puro já é uma delícia, mas você pode acrescentar canela, cacau, morango ou o que a sua imaginação mandar! Rende 2 porções generosas, ou 4 porções comedidas! :-) Para incrementar o sorvete, nós usamos: Frutas frescas picadas, farofa de castanha-do-pará (apenas triturada no processador), farinha de coco (sobra do leite de coco) e melado de cana.

#sorvetenatural #educaçãoambiental #RádioFubá #Inspiração #Transformação #TrabalhocomEducaçãoAmbiental #FormaçãoemEducaçãoAmbiental #PráticasSustentáveis #OficinaAmbientalCriativa #AlimentaçãoSustentável



Quer conhecer outra das nossas oficinas ambientais criativas?

Que tal dar uma olhada no nosso Kit de Origami de animais do Cerrado no link: http://fubaea.iluria.com/

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE