• Mayla Valenti

Ecofeminismo

Atualizado: 28 de Mar de 2019


Você já ouviu falar em Ecofeminismo?


O ecofeminismo é um movimento social e político que une as reivindicações por igualdade de gênero com as reivindicações por um planeta mais equilibrado e sustentável. Se analisarmos as questões ambientais a partir de uma visão ampla e crítica vamos perceber que há várias intersecções com as questões feministas. O ecofeminismo considera que as mesmas forças opressoras do sistema capitalista geram os problemas ambientais e as injustiças com as mulheres. Além disso, como as mulheres são um grupo mais vulnerável na sociedade elas sofrem mais as consequências dos impactos ambientais negativos do que os homens. Não é à toa que temos tantas mulheres engajadas no movimento ambientalista. Para compreendermos melhor esse assunto tão complexo, recomendamos um vídeo em que a ativista Vandana Shiva fala sobre o ecofeminismo. Vandana Shiva é filósofa, PhD em Física e uma das ambientalistas mais reconhecidas muldialmente. Há tempos ela tem nos alertado sobre a perda da diversidade biológica e cultural causada pelo agronegócio.


Então, nossa proposta para você nesta semana é observar e tentar identificar relações entre o movimento ambientalista e o movimento feminista no seu dia-a-dia e no seu trabalho. Quais papéis as mulheres exercem na sua comunidade? De que forma elas interagem com a natureza? De que forma elas são afetadas pelos impactos ambientais na sua região? Depois, por favor, nos conte o que você percebeu. Podemos dialogar sobre esse tema aqui nos comentários deste post.



Se voce quiser aprofundar seus conhecimentos em educação ambiental, conheça o nosso curso online: www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019


#Feminismo #Ecofeminismo #MovimentoFeminista #MovimentoAmbientalista


Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE