Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Ecofeminismo

Atualizado: 28 de Mar de 2019


Você já ouviu falar em Ecofeminismo?


O ecofeminismo é um movimento social e político que une as reivindicações por igualdade de gênero com as reivindicações por um planeta mais equilibrado e sustentável. Se analisarmos as questões ambientais a partir de uma visão ampla e crítica vamos perceber que há várias intersecções com as questões feministas. O ecofeminismo considera que as mesmas forças opressoras do sistema capitalista geram os problemas ambientais e as injustiças com as mulheres. Além disso, como as mulheres são um grupo mais vulnerável na sociedade elas sofrem mais as consequências dos impactos ambientais negativos do que os homens. Não é à toa que temos tantas mulheres engajadas no movimento ambientalista. Para compreendermos melhor esse assunto tão complexo, recomendamos um vídeo em que a ativista Vandana Shiva fala sobre o ecofeminismo. Vandana Shiva é filósofa, PhD em Física e uma das ambientalistas mais reconhecidas muldialmente. Há tempos ela tem nos alertado sobre a perda da diversidade biológica e cultural causada pelo agronegócio.


Então, nossa proposta para você nesta semana é observar e tentar identificar relações entre o movimento ambientalista e o movimento feminista no seu dia-a-dia e no seu trabalho. Quais papéis as mulheres exercem na sua comunidade? De que forma elas interagem com a natureza? De que forma elas são afetadas pelos impactos ambientais na sua região? Depois, por favor, nos conte o que você percebeu. Podemos dialogar sobre esse tema aqui nos comentários deste post.



Se voce quiser aprofundar seus conhecimentos em educação ambiental, conheça o nosso curso online: www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019


#Feminismo #Ecofeminismo #MovimentoFeminista #MovimentoAmbientalista