top of page
Fubazine4.png

Como elaborar projetos de educação ambiental que de fato coloquem a teoria em prática

Olá, tudo bem?

Elaborar projetos de educação ambiental é uma tarefa comum para quem trabalha ou pretende trabalhar com educação ambiental. Pensar em um projeto é importante para termos clareza das nossas ideias, para buscar a coerência entre teoria e prática, para organizar o trabalho, dividir tarefas, conseguir recursos necessários e definir a forma de comunicar sobre as ações desenvolvidas para obter apoio.



Para elaborar um projeto de Educação Ambiental, nós acreditamos que o primeiro passo seja a realização de um diagnóstico da realidade onde se pretende trabalhar. É muito importante conhecer os problemas e os potenciais socioambientais daquele contexto e também as demandas e expectativas do público para propor algo que faça sentido para aquele espaço e para aquelas pessoas.

Depois de feito o diagnóstico, vamos definir os objetivos do projeto. Ou seja, é hora de analisar os resultados do diagnóstico e identificar o que aquela comunidade, ou aquela escola, ou aquela empresa precisa. O que é mais importante para aquele público. Assim, os objetivos do projeto vão combinar dois aspectos: o que a comunidade quer, espera, precisa e o que nós, educadoras e educadores, queremos, acreditamos que seja necessário desenvolver.

Quando nós definimos o que é importante, mesmo que seja de forma inconsciente, estamos inserindo no projeto a nossa visão teórica da Educação Ambiental.

Por isso, outro aspecto essencial é termos isso bem claro. O que você acha que é uma boa educação ambiental? Por quê? Mesmo que você tenha essas respostas nítidas em sua mente, é sempre bom colocar no papel. Refletir sobre e registrar os nossos objetivos aumentam as chances de alcançá-los. 

Depois de selecionar os objetivos, chega a hora de definir as atividades. E aqui, de novo, a busca de coerência é fundamental. Não adianta nada fazer um diagnóstico bem aprofundado, definir objetivos consistentes e no fim, realizar atividades que não ajudam em nada a chegar nesses objetivos. Por isso, conhecer e ter clareza dos princípios da Educação Ambiental é primordial para definir as atividades.

É verdade que na prática, nem sempre isso acontece nessa ordem. Muitas vezes uma ideia de projeto surge a partir da concepção de uma atividade. E não tem problema! Desde que se busque a coerência entre a atividade, os objetivos do projeto e as demandas do público.

A próxima etapa que vamos apresentar e que não deve ser necessariamente a última a ser realizada é a avaliação. É ela que vai nos ajudar a entender se o que estamos fazendo de fato tem sentido para o público e se está trazendo os resultados esperados. É ela também que nos ajuda a melhorar o nosso trabalho, tanto o que estamos realizando naquele momento quanto os nossos trabalhos futuros.

Nós entendemos que o melhor é avaliar todo o processo educativo conforme ele vai acontecendo para irmos fazendo os ajustes necessários durante o projeto. Outro ponto importante a ser considerado na avaliação é que ela seja formativa, ou seja, que a própria avaliação promova reflexão e aprendizado de todas as pessoas envolvidas, tanto do público, como da equipe de educadoras.

Em todas as etapas, a criatividade é uma ferramenta que nos ajuda a superar os desafios que comumente encontramos para desenvolver projetos de educação ambiental como a falta de verba, ou de pessoas. Ela também propicia o aproveitamento de todas as potencialidades (que sempre existem!) e a criação de projetos inovadores que realmente gerem transformação.

E você, já havia pensado nessa forma de elaborar um projeto a partir de um diagnóstico inicial? Se respondeu sim, você considera que isso fez diferença na prática? Se disse não, que tal experimentar essa ideia no seu próximo projeto?


 

Você já sabe que as inscrições para o nosso curso online de formação em Educação Ambiental estão abertas, não é mesmo? Dê uma olhada nesse depoimento que recebemos da Paola:




Se você também está buscando essa experiência, vem pro COMO?! Clique aqui para saber de todos os detalhes.

886 visualizações

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page