top of page
Fubazine4.png

hora de compartilhar!

Atualizado: 13 de jun. de 2019


Uma vez a Mayla, da equipe da Fubá organizou um Brechó Ambulante como parte de um exercício de empreendedorismo. O brechó durou apenas 5 dias, mas nos trouxe muita inspiração! Muito mais do que o dinheiro que o negócio fez circular, o mais encantador foi perceber que a velha roupa que estava guardada e empoeirando no fundo do armário virou uma nova roupa para alguém. E que todo mundo ainda ficou feliz em participar desse movimento de fazer as coisas circularem, ao invés de consumirmos mais recursos naturais para produzir novas peças.


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de cabideiro com roupas e sapatos. Na parte inferior da imagem em letras azuis está escrito: É hora de compartilhar!

Sim, o mundo mudou. Cada vez mais buscamos formas alternativas de economia. É muito provável que você já tenha ouvido falar em algumas delas: economia solidária, economia compartilhada, economia circular, economia criativa... enfim. Dá pra fazer um FubáZINE sobre cada uma dessas novas formas de produzir, consumir e trocar produtos e serviços. Essas possibilidades já eram anunciadas pelos movimentos ambientalistas há vários anos atrás. Muitas pessoas que defendiam essas ideias eram vistas como utópicas, ou como idealistas. Muitas pessoas ainda nos classificam dessa maneira. Mas na verdade nós estamos construindo o futuro! Talvez naquela época não se imaginava que a principal protagonista dessa mudança seria a tecnologia. Esta, que já trouxe tantos impactos negativos ao nosso planeta, também pode nos ajudar a pensar e fazer diferente. Precisamos reconhecer que a tendência de compartilhar, reutilizar, colaborar, co-criar é cada vez maior. Pode ser que você esteja pensando: mas essa mudança anda em um ritmo muito devagar, quando comparamos com os enormes impactos ambientais que AINDA acontecem. Talvez isso seja verdade. Mas se a gente não acreditar e não agir por essas mudanças, certamente elas não virão. E se a gente acreditar que é possível, se a gente se juntar para buscar alternativas, para repensar os padrões, para nos inspirar e nos educar, temos uma chance de chegar lá: em um mundo de fato mais justo e mais sustentável. Por isso, o nosso convite para você nesta semana é: experimentar participar de um novo tipo de economia que você ainda não conheça.

ALGUMAS SUGESTÕES: -Buscar feiras e bazares de pequenos negócios locais, criativos, sociais, solidários. -Organizar uma feira de trocas com as amigas e amigos (imagina renovar o guarda-roupa, trocar livros, quadros, etc etc..!) -Baixar um aplicativo de empréstimo com a vizinhança no celular e pedir ou oferecer algo. -Conhecer comunidades de trabalho colaborativo pela internet, ou ao vivo e em cores! -Se desafiar a não comprar mais presentes e fazer todos você mesma(o), ou oferecer algo que você já tem. -Encontrar uma hospedagem compartilhada ao invés de ficar em um hotel. Olha só quantas possibilidades! E são apenas algumas delas... então vamos compartilhar?

Para você se inspirar ainda mais, dá uma olhada nesse vídeo sobre a criação de comunidades criativas e colaborativas do TED com a Lala Deheinzelin.


 

BIODIVERSIDADE

Dia 22 de maio é o dia mundial da biodiversidade. O site do FunBEA - O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental - publicou um texto bacana sobre a data: http://migre.me/tTZXT. Vale a pena conferir!



Falando em biodiversidade...

Você conhece nosso Kit Ambiental Criativo de origami dos animais do cerrado? É uma ótima ideia para enaltecer a biodiversidade brasileira!

Dá uma olhada no kit na nossa lojinha: http://fubaea.iluria.com/



28 visualizações

Gostou deste post?

Que tal contribuir para que possamos continuar publicando conteúdos gratuitos e ainda investir na sua formação em educação ambiental?

 

Se você gostou deste texto, provavelmente vai A-M-A-R o nosso curso online COMO?! Você pode experimentar o curso fazendo 3 aulas introdutórias gratuitas. Nós queremos te ajudar a colocar a teoria em prática na educação ambiental.

 

É só clicar no botão abaixo para saber mais!

#PraCegoVer #PraTodosVerem #Audiodescrição resumida: Foto de Ariane, Flávia, Andréia e Mayla. Elas sorriem e estão sentadas no chão de terra. Usam camisetas amarelas e lisas. Há uma caixa de texto branca no canto inferior esquerdo escrito: 3 aulas gratuitas para colocar a teoria em prática na Educação Ambiental. A imagem possui moldura verde.
bottom of page