Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Mapas mentais e educação ambiental

Atualizado: 13 de Jun de 2019


Quer que eu desenhe? ;-)


Você já experimentou fazer um mapa mental? Os mapas mentais são um recurso visual para você organizar as ideias, identificar relações, limites, lacunas e potencialidades de um projeto, fazer um cronograma, estudar.. enfim.. os usos são super diversos! Na educação ambiental dá pra pensar em várias possibilidades: - você pode fazer um mapa mental para elaborar um material educativo sobre sustentabilidade, -ou pedir para que as(os) participantes da sua atividade educativa elaborem um mapa mental, -esse material pode ser usado como fonte de estudo, -ou quem sabe até como ferramenta de avaliação... Talvez você esteja pensando que é preciso ter talento para o desenho, mas não necessariamente! Com desenhos muito simples é possível fazer mapas mentais incríveis! Mais importante do que o desenho em si é a habilidade de conectar e de sintetizar ideias. E para melhorar tanto o desenho como a síntese, treinar é o melhor remédio! Além disso, você pode contar com a tecnologia para tratar a sua imagem depois de pronta! E transformando-a em digital, fica ainda mais fácil de distribuir as suas ideias em mapas pela internet! Fora que já existem algumas ferramentas on-line para criar mapas mentais também. Ou seja, não tem desculpa pra não fazer! :-) Nós estamos mandando de presente pra você esse mapa mental que fizemos aqui na Fubá. Você pode imprimir e usá-lo como quiser, mas ele é principalmente uma inspiração para você se animar a criar os seus próprios mapas!

Este mapa apresenta uma lista de opções para comer de forma mais saudável. Sabe quando dá aquele branco sobre o que você poderia comer de lanche ou como incrementar uma salada? Esse cartaz pode te ajudar!

Clique aqui para baixar o mapa mental Comida Saudável e Gostosa



Agora, imagina fazer um mapa mental sobre a gestão de resíduos na sua casa? Ou um cartaz bem criativo mostrando porque devemos economizar água e energia? Que tal? Nossa proposta pra você essa semana é soltar a criatividade e elaborar um mapa mental sobre qualquer tema relacionado à sustentabilidade! Lembra de mostrar pra gente sua criação, hein? Vai ser demais compartilharmos essas produções! :-) Podemos usar a hashtag #mapamentalsustentavel para encontrarmos nossas produções nas redes sociais, combinado?

Mudando um pouco de assunto... temos muitas atividades para compartilhar com vocês! - Fizemos uma atividade no SESC São Carlos sobre as árvores do SESC com a turma do programa Juventudes VAMO AÍ!? O trabalho foi incrível especialmente pela participação das e dos jovens que toparam essa jornada de conhecer as árvores da cidade de diferentes maneiras. Veja uma das fotos feitas por elas e eles na oficina:


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto em moldura verde. Foto da copa de uma árvore e parte de um poste de luz.


(Essa foto da Mariana e da Josi de um ipê amarelo usando moldura de papel e o tema "contrários")

- Realizamos oficinas de origamis de animais brasileiros na Biblioteca do Futuro em uma Escola Municipal de São Carlos, viabilizadas pela Secretaria da Educação. Teve muita criança dobrando papel e conhecendo mais sobre os animais brasileiros!


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de crianças em mesas circulares. Elas estão sentadas com os braços levantados. Nas mãos seguram origamis.

E tem mais coisa ...! - O desafio #eateoriaempratica #30ideias30dias foi  a todo vapor! Todo dia postamos no facebook da Fubá e no nosso instagram uma ideia nova! Já rolou muito exercício diferente e criativo pra você também colocar a teoria em prática na Educação Ambiental! - Mediamos  uma atividade no SESC Taubaté que tem o objetivo de reunir as(os) moradoras(es) do entorno para elaborarem um projeto para a praça que fica em frente ao SESC. Por conta dessa oficina, a Mayla Valenti foi entrevistada pela Revista E-online do SESC e falou sobre a importância de mantermos e frequentarmos as áreas verdes urbanas. Veja a entrevista clicando aqui!




Gostou disso tudo?

Então apostamos que você vai gostar de conhecer o COMO?!, nosso curso de formação online, e gerar ainda mais ideias para você colocar a teoria em prática na educação ambiental.


Saiba mais sobre o curso: https://www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019