Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Tranquilidade

Atualizado: 23 de Abr de 2019


Você quer mais tranquilidade?


Por aqui, iniciamos cada mês com muita esperança de continuar unindo cada vez mais pessoas na construção de um mundo mais sustentável! Este é o nosso maior objetivo! :-)

E a cada ano, muita gente costuma se organizar para o ano que chega então nós viemos fazer um convite: incluir nos seus planos mais momentos de tranquilidade em conexão com a natureza. Sabe aquela sensação de que não temos tempo pra nada? De que temos tantas coisas novas para aprender que não daremos conta? Que temos vontade de abraçar o mundo, mas que nossos braços, mente e coração não são grandes o suficiente? A verdade é que não são mesmo! Somos primeiramente seres biológicos, com limites e não temos super poderes (embora às vezes não pareça!). Essa sensação de não conseguir acompanhar tudo o que acontece a nossa volta e a busca por ferramentas e processos que deixam tudo mais rápido e mais prático para conseguirmos fazer mais são sintomas do tempo em que vivemos.

Mas tem muita gente que não está satisfeita com essa forma de viver: sempre correndo atrás do tempo. E assim surgiu um movimento de resistência em vários campos da vida: o movimento slow, que significa devagar em inglês. Com este nome, o mais conhecido é o Slow Food que foi criado para incentivar o resgate de uma relação mais harmoniosa com o alimento, desde a escolha dos ingredientes, passando pelo preparo do prato, até a refeição. Tem também o movimento da Slow Science que critica a pressa no processo da Ciência e vários outros. A ideia central é sempre desacelerar e viver com mais intensidade e mais qualidade cada momento de uma forma tranquila e plena.


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de suculenta em pote de vidro. Ela é verde e tem várias pétalas com a ponta rosada.


Apesar do sistema em que vivemos nos empurrar para o lado oposto, a verdade é que podemos escolher viver com mais tranquilidade. Talvez não seja possível aderirmos 100% ao movimento slow, mas certamente podemos incluir momentos de parada no nosso cotidiano! E nada melhor do que fazer isso em contato com a natureza, não acha?

É com esse espírito que inspiramos muitas de nossas atividades aqui na Fubá. Nossa primeira oficina do ano de 2017, por exemplo, propôs um momento de parada para interagir com diferentes materiais e criar um terrário de suculentas em um pote de vidro reaproveitado. E ela fez parte da programação Avós e Netos do SESC Campinas, imaginou que legal? Além desta, fizemos outras duas oficinas lá no SESC Campinas, uma com crianças e adultos para revitalização de canteiros no Espaço de Brincar, e outra com avós e netas(os) para plantar flores nativas do Brasil em um vaso auto irrigável. Todas com bastante contato com as texturas, cheiros, cores e formas da natureza!

Agora queremos saber: o que você faz para trazer mais tranquilidade no seu dia a dia? E se ainda não faz, o que você poderia fazer para trazer isso para oseu cotidiano?


Para ver os detalhes das nossas oficinas no SESC Campinas, é só acessar: OFICINA AMBIENTAL CRIATIVA: Construção de um terrário

http://www.sescsp.org.br/programacao/113251_CONSTRUCAO+DE+UM+TERRARIO OFICINA AMBIENTAL CRIATIVA: Revitalização de horta e mandala de ervas http://www.sescsp.org.br/programacao/112944_REVITALIZACAO+DE+HORTA+E+MANDALA+DE+ERVAS OFICINA AMBIENTAL CRIATIVA: Flores nativas em casa http://www.sescsp.org.br/programacao/113252_FLORES+NATIVAS+EM+CASA



Quer saber mais sobre COMO trabalhar a educação ambiental na prática com oficinas criativas como essas e com o que mais a imaginação permitir? Se sua resposta foi sim, você vai se adorar conhecer o nosso curso online! Descubra no link:

www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019



#OficinaCriativa #OficinasCriativas #Criatividade #Horta #Terrario #Flores