Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Carnaval 2017

Atualizado: 18 de Abr de 2019


Você é do tipo que curte carnaval? Ou você é daquelas pessoas que aproveitam para fugir da bagunça em cima de uma montanha bem alta? Ou quem sabe é daquelas que aproveitam o carnaval para colocar o trabalho em dia? Ou seria um pouquinho de cada coisa? ;-)

A gente reparou que no carnaval de 2017 as questões ambientais estavam em alta! Você lembra? A Portela, escola de samba vencedora no Rio de Janeiro, falou sobre os rios. A escola chamou a atenção do público para a tragédia de Mariana com a alegoria “Um rio que era doce” e a ala “O lamento do rio Doce”, lembrando o rompimento da barragem da Samarco que aconteceu em novembro de 2015.


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de carro alegórico. Há vários homens, peixes e objetos cobertos por lama. Eles estão com os braços levantados.

(Foto: site Conexão Planeta - http://conexaoplaneta.com.br/blog/desfile-da-portela-emociona-o-publico-com-a-ala-um-rio-que-era-doce/)


Já o enredo da Imperatriz Leopoldinense homenageou o povo e a floresta no Xingue, corajosamente, criticou o agronegócio, o que causou até uma reação do setor! No Sambódromo de São Paulo, a escola Águias de Ouro fez um carnaval sem plumas e nem nenhum outro material de origem animal! O enredo da escola homenageou principalmente os cachorros, mas até colocou na avenida ratinhos cientistas fazendo testes em cobaias humanas para criticar os testes em animais. Além disso, parece que a mulher foi menos explorada como objeto este ano. Até a Globeleza estava vestida! Há quem diga que isso é sinal de conservadorismo. Há quem considere um avanço...

A escola Rosas de Ouro apresentou uma ala de passistas gordinhas para quebrar o preconceito e mostrar que os padrões de beleza estão mudando. Teve ainda muita gente na internet alertando para os impactos ambientais da purpurina, que é composta por micro-plásticos e sugerindo o uso de materiais alternativos, como a rocha mica, algas marinhas e corante alimentício.

Enfim.. isso mostra que o mundo está mudando! Que nós, ambientalistas e educadoras(es) estamos sendo ouvidas(os) de alguma forma e que estamos agindo para construir um mundo melhor. Nossas reflexões, críticas, campanhas e ações educativas estão fazendo alguma diferença!

É claro, a gente gostaria que a mudança fosse mais rápida, mais profunda, mais ampla! Mas, toda mudança merece ser comemorada! ;-)

E na sua região? Teve alguma escola de samba ou algum bloco que apresentou temas socioambientais interessantes? Conta pra gente!

PODE ESPALHAR A NOTÍCIA! :-)


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de Flávia, Ariane, Andréia e Mayla. Elas são vistas do busto para cima e usam tiaras nos cabelos. Abaixo da foto há uma faixa com os dizeres: colocar a teoria em prática na educação ambiental, vamos juntas? www.fubaea.com.br.



Estão abertas as inscrições para o nosso curso de formação em Educação Ambiental COMO?! Se você está pensando em participar, corre fazer a sua inscrição!!! ;-)

Clique aqui para saber mais sobre o curso!


Ah! E você pode nos ajudar a divulgar? Manda este e-mail para aquelas pessoas que já atuam ou que você acredita que adorariam trabalhar como educadoras(es) ambientais! Ao longo de todo este mês também vamos compartilhar muita coisa no nosso Facebook e no nosso Instagram. A sua ajuda será muito bem vinda para reunirmos cada vez mais pessoas na construção de um mundo mais sustentável! ;-) Vamos deixar aqui embaixo um cartaz pra você mandar pra sua lista de contatos e sair postando por aí, tá?


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Cartaz convite do curso Como?!. Em letras pretas está escrito: Curso de formação em Educação Ambiental para colocar a teoria em prática! Você trabalha ou gostaria de trabalhar com Educação Ambiental? Para ajudar educadoras e educadores ambientais a ampliarem seu potencial como agentes de transformação a Fubá criou o COMO?! O COMO?! Oferece: Foco na prática, flexibilidade, criatividade e aprendizado coletivo. Ficou curiosa ou curioso? Você pode conhecer todos os detalhes do curso e acessar 3 aulas gratuitas para conhecer melhor o nosso trabalho pelo site: www.fubaea.com.br. Abaixo, logo da Fubá.



(Clicando com o botão direito no cartaz você poderá salvá-lo no seu computador e compartilhá-lo por e-mail e nas redes sociais. Outra opção é copiar e colar a imagem no corpo do e-mail. Este cartaz tem o formato A4 e também pode ser impresso colorido ou branco e preto para ser colocado em murais da escola, da faculdade ou em outros locais estratégicos!)



#carnaval #práticas #temasambientais #FormaçãoemEducaçãoAmbiental #CursoOnline