Entre em contato!

contato@fubaea.com.br

Conteúdo inspirador sobre teoria em prática na educação ambiental direto no seu e-mail:

Acessibilidade: nosso site possui audiodescrição das imagens como texto alternativo ou em caixas de texto. Quando possível, incluímos janela de LIBRAS.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Logo do FubáZINE
  • Mayla Valenti

Semana do Meio Ambiente: comemorar ou lutar?

Atualizado: 11 de Abr de 2019


A semana do dia 5 de junho é considerada a semana do meio ambiente! Neste período, as escolas, as ONGs, os governos e as empresas costumam promover atividades chamando a atenção das pessoas para a conservação da natureza e incentivando ações cotidianas mais sustentáveis.

Quem atua com Educação Ambiental já sabe que é uma semana de bastante trabalho! Ao mesmo tempo, o presidente dos EUA acaba de anunciar a saída do país do Acordo de Paris – que prevê a redução das emissões dos gases do efeito estufa para desacelerar o aquecimento global.

Mais perto de nós, aqui no Brasil, as ONGs conservacionistas estão anunciando um aumento do desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica. Então, a gente pensa se está fazendo certo. Estamos avançando, ou retrocedendo? Nosso sonho de construir um mundo mais sustentável é possível? Será que nossas ações são muito pequenas diante do poder do capitalismo selvagem? Por aqui o que nos move é seguir acreditando que nosso trabalho faz sim diferença. É importante reconhecer limites, os retrocessos e lutar, o máximo possível, contra tudo isso. Mas, também é importante alimentar a nossa esperança de que é sim possível fazer diferente. De que a educação ambiental tem um enorme potencial para contribuir com esse mundo novo que queremos. E que já estamos fazendo bastante diferença! Ou seja, precisamos resistir e persistir! Por isso, nossa proposta para você nesta semana é observar e refletir:


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de rio cercado por vegetação. Há três pessoas de costas, voltadas ao rio.

- Quais são os principais desafios ambientais do lugar onde você vive? - E os potenciais? - Quais são seus sonhos para que esse lugar se torne melhor para todos os seres? - O que já está sendo feito para isso acontecer? - O que você pode fazer hoje para dar o primeiro passo nesse caminho?


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Foto de mulheres vendadas. Há cinco mulheres, com vendas coloridas. Elas têm um sorriso no rosto e estão em um caminho com armações e cerca de bambu. Na parte superior da cerca, há ripas e um corrimão de madeira. Sobre a cerca, há algumas caixas azuis. Elas tocam com as mãos o corrimão e as caixas. Ao fundo, árvores e vegetação.



CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

E se você está procurando um curso para aprender os princípios da Educação Ambiental e se inspirar para inovar nas suas ações educativas, convidamos você para participar do nosso curso online COMO?!.

Saiba mais no link: www.fubaea.com.br/cursoeducacaoambiental2019


LIVRO GRATUITO EM PDF!

Aproveitando a inspiração desta semana, vamos compartilhar aqui com você a mais nova produção do Laboratório de Educação Ambiental da Universidade Federal de São Carlos, o livro Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade: animais de topo de cadeia. É só clicar na foto para baixar!


#pratodosverem Audiodescrição resumida: Capa do livro Educação Ambiental para a conservação da biodiversidade: animais de topo de cadeia. Há o desenho de uma onça pintada no centro sobre folhas verdes. À esquerda, há o desenho de uma rua e prédios, e à direita desenho de um rio. No rodapé está escrito: Haydée Torres de Oliveira et al. organizadoras.



Nós, educadoras da Fubá, participamos da elaboração deste livro e esperamos que ele possa inspirar você a promover ações educativas para a conservação da biodiversidade. Pode espalhar este pdf para todo mundo que trabalha na área, combinado?




#Biodiversidade #FormaçãoemEducaçãoAmbiental #CURSO #PresentedaFubápravocê #temasambientais